quarta-feira, 30 de maio de 2012

Módulo 3: atividade 3-3

Módulo 3: atividade 3.3- Célia, Elaine, Eliane
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino: Ens. Fundamental final  
Componente curricular: Ling. portuguesa
Tema: prática de leitura, produção textual e prática de escuta
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o gênero fábula;
  • Identificar textos desse gênero
  • Escrever textos do gênero fábula (REESCREVER)
  • Identificar a fábula como um  gênero discursivo da ordem do narrar.
  • Ler e analisar fábulas,  atentando para a estrutura composicional desses gêneros.
  • Recontar a fábula lida (escolhida)  por meio de maquetes;
  • trabalhar expressão vocal e desenvolver habilidades manuais.
Duração das atividades
 6 horas-aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura;
  • Elementos básicos da estrutura narrativa;
  • Marcas do discurso;
Estratégias e recursos da aula:
  • Utilização de data show;
  • utilização de vídeos  (internet)
  • atividades realizadas em grupo de 3 alunos;
  • utilização de imagens, textos e vídeos veiculados na internet.
  • Computadores/impressora
  • Material para confeccionar maquetes (de acordo com a criatividade do grupo)
Obs.: as maquetes serão confeccionadas  extraclasse.
1ªaula:
 Atividade inicial:
Antes de iniciar a leitura das fábulas, pergunte aos seus alunos se já ouviram ou leram alguma história na qual os personagens são animais. Em seguida

O professor deverá apresentar o vídeo “A cigarra e a formiga” em data show (em sala de aula) Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY
Após essa etapa, fazer a interpretação oral da fábula apresentada.
Segundo passo:
O professor deverá explicitar que o vídeo apresentado  ajudará a explicar o  gênero fábula e passa a definição de fábula, utilizando a indicada no link http://www.osignificado.com.br/fabula/
Com o intuito de consolidar o entendimento dos alunos sobre o que é a fábula, o professor deverá  projetar  no data show e solicitar que leiam   "A lebre e a tartaruga" disponível no site abaixo http://professoredmundo.com.br/?p=747 .
Em seguida solicitar que formem grupos de 3 alunos. (para pesquisar  e escolher fábulas para confeccionar as maquetes)
2ª e 3ª aula – no laboratório de informática, os alunos acessarão os sites indicados pelo professor para lerem  mais fábulas. Cada grupos deverá escolher uma fábula para ser reescrita e outra para ser representada em maquete.
4ª aula – leitura das fábulas reescritas;
5ª e 6ª aulas – socialização das maquetes confeccionadas.
Recursos Complementares  
Para que os alunos conheçam  diversas fábulas, o professor poderá disponibilizar uma aula para que eles assistam aos vídeos disponíveis nos sites:
Sites indicados para pesquisas:
http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XUTHH35S0j0&feature=related
 http://piquiri.blogspot.com/2006/10/o-lobo-e-o-cordeiro.html
A lebre e a tartaruga:
http://www.youtube.com/watch?v=OLoh42zGjQQ&feature=related
O leão e o ratinho:
http://www.youtube.com/watch?v=NA8Ei-U0yrA&feature=related
A raposa e as uvas:
http://www.youtube.com/watch?v=4qpzwEDZFLc&feature=related
http://youtube.com/watch?v=DvqZXV8HDp8&feature=related

Avaliação
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de pesquisa  sobre fábulas e, individualmente, por meio da produção de texto (reescrita de fábulas), produção da maquete, socialização com outros grupos, levando em consideração a criatividade, o comprometimento, participação ativa e colaborativa dos discentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário